Existem no mercado diversos produtos que podem ser usados para juntas de vedação. Devido à sua resistência e versatilidade, os diferentes tipos de papelão hidráulico estão entre os que mais se destacam entre eles.
Fabricado com fibra sintética misturada a outros tipos de fibra, este componente oferece alta resistência térmica e mecânica. Essas características possibilitam o seu uso nos mais variados setores da indústria.
Neste post, conheça as diferenças entre os modelos de papelão hidráulico, suas aplicações e como escolher o material adequado para as necessidades da sua operação.
Quais são os principais tipos de papelão hidráulico?
Cada tipo de papelão hidráulico tem características e finalidades distintas, e são indicados para determinadas aplicações:
Papelão hidráulico de celulose com NBR
Com custo menor em relação aos outros tipos, o papelão hidráulico 350 é confeccionado com um composto de fibra de celulose, borracha nítrica e cargas reforçantes. Seu uso é indicado para trabalhos que entram em contato com água e soluções neutras sob baixa pressão (até 50 bar).
Papelão hidráulico preto 550
O papelão hidráulico preto 550 é fabricado com compostos de fibra inorgânica, borracha NBR e cargas reforçantes. O material suporta altas temperaturas (máxima de 500°C) e pressão de até 150 bar.
É indicado para vedação de água quente, etanol, combustíveis, produtos químicos diversos e vapor superaquecido.
Papelão hidráulico metálico
Desenvolvido para suportar maiores pressões, o papelão hidráulico metálico é confeccionado com fibras de amianto. Essas fibras são ligadas a um composto de borracha especial e reforçado com fios metálicos.
A aplicação é feita na confecção de juntas para flanges, em especial para vedar fluidos industriais em serviços com derivados de petróleo, produtos químicos e solventes.
Papelão hidráulico de aramida
O papelão hidráulico verde de aramida é uma mistura de fibra de aramida e borracha de butadieno nitrílico calandrada em altas temperaturas. O produto suporta temperaturas de até 400°C e pressão de 110 bar. Seu uso inclui a vedação de óleos quentes, água, vapor e produtos alcalinos, sendo resistente a cargas leves e médias.
Um dos diferenciais do papelão hidráulico de aramida é a sua capacidade de vedar flanges com desgastes de uso. O resultado é uma redução no tempo de manutenção, o que gera menos custos.
Quais são as aplicações do papelão hidráulico na indústria?
O papelão hidráulico é um material que pode ser aplicado em diferentes ramos. Por conta da sua versatilidade, ele pode estar presente em ambientes com água quente, óleos, vapor, fluidos químicos corrosivos, entre outros.
A seguir, conheça as indústrias em que o papelão hidráulico é usado:
- papel e celulose;
- farmacêutica;
- siderúrgica;
- têxtil;
- montadoras;
- petroquímicas;
- cimenteira;
- química;
- alimentícia.
Como escolher o tipo de papelão hidráulico certo para cada aplicação?
Depois de conhecer os tipos de papelão hidráulico mais usados, é hora de entender como optar pelo material ideal para a sua necessidade. Veja o que considerar a seguir.
Temperatura
A escolha do papelão hidráulico deve levar em conta a temperatura em que está operando o fluido a ser vedado. Esse cuidado é indispensável para garantir que o material será capaz de suportar condições térmicas elevadas do fluido. Caso contrário, pode ocorrer um dano precoce no material da junta de papelão hidráulico. Quando isso acontece, o produto perde a sua eficácia de maneira total ou parcial.
Compatibilidade química
Além de ser compatível com altas temperaturas, o papelão hidráulico precisa ser quimicamente compatível com o fluido que vai passar pela vedação.
Se o tipo de papelão hidráulico usado não comporta o pH do produto vedado, por exemplo, pode provocar corrosão e deterioração precoce do material. Essa condição traz vários riscos para a segurança da operação.
Pressão de trabalho
A escolha do papelão hidráulico também deve observar a pressão máxima do fluido que pode suportar. Isso porque, quanto mais elevada a pressão, maior a possibilidade de ejeção da junta.
A preocupação em relação à pressão deve ser a mesma que o cuidado com a temperatura, o que vai prevenir a ocorrência de acidentes.
Tipo de flange
Outro fator a considerar na escolha entre os tipos de papelão hidráulico é o diâmetro dos flanges. Esse cuidado garante que a instalação da junta aconteça de forma correta. A atenção a esse detalhe é fundamental para manter uma boa vedação no momento da montagem. Isso vai evitar que ocorram fugas de fluidos que podem ser causadas pela distorção das juntas.
Como visto até aqui, a escolha entre os tipos de papelão hidráulico deve levar em conta uma série de fatores. Afinal, cada material é indicado para uma aplicação diferente, sendo fundamental definir o produto mais adequado para garantir toda a eficiência, a durabilidade e a segurança do sistema de vedação.
Se você está à procura do componente ideal para as necessidades da operação da sua indústria, acesse a página de papelão hidráulico da Support e conheça as diferentes opções disponíveis.