Sem categoria

Gaxeta de Carbono — Conheça Suas Características e Como Utilizá-las

Gaxeta de Carbono— Conheça Suas Características e Como Utilizá-las

Manter um controle rígido sobre fluidos em bombas, válvulas e reatores é fundamental para garantir o bom funcionamento e a segurança dos equipamentos mecânicos. Nesse sentido, o uso da gaxeta de carbono se torna indispensável para alcançar esse resultado.

Essas peças são fabricadas com material de alta eficiência e durabilidade, de modo a se adequar ao uso dos mais variados sistemas industriais, suportando altas pressões e temperaturas. Porém, é preciso fazer a escolha certa para garantir a máxima eficiência do produto.

Continue a leitura deste post para entender o que são as gaxetas de carbono, suas características e como utilizá-las.

O que é gaxeta de carbono? 

Em geral, as gaxetas podem ser aplicadas em sistemas estáticos, como vedação de tampas de inspeção e portas de estufa, também podem ser usados em sistemas dinâmicos, como bombas e vedação de válvulas. A peça pode ser confeccionada e reforçada em materiais variados, entre elas a gaxeta de carbono.

A função principal das gaxetas de carbono é evitar que produtos químicos agressivos e solventes acabem se dispersando. 

Por se tratar de um produto fabricado a partir de materiais nobres e de alta resistência, a gaxeta de carbono não desgasta. Assim, pode ser utilizada em eixos que contam com uma alta velocidade periférica.

Existem 3 tipos de gaxeta de carbono, sendo elas:

  • Gaxeta de carbono impregnada de PTFE (politetrafluoretileno): é produzida a partir de fios de carbono e revestida de PTFE. Isso permite aplicações em alta velocidade e alta temperatura, protegendo contra vazamentos de fluídos em bombas e válvulas, incluindo produtos químicos agressivos;
  • Gaxeta impregnada de grafite: esse tipo de gaxeta tem como finalidade reduzir o coeficiente de atrito e desgaste do eixo no momento da operação;
  • Gaxeta de grafite com carbono: feita entrelaçando fios de grafite com fios de fibra de carbono, resultando em uma gaxeta altamente resistente. Ela pode ser usada em praticamente qualquer meio, desde produtos químicos e solventes até vapor superaquecido.

Características técnicas da gaxeta de carbono

As gaxetas de carbono são fabricadas a partir de fibras de carbono entrelaçadas, obtidas por meio de um processo de oxidação controlada. Isso resulta em um material altamente resistente, garantindo menor desgaste por abrasão e temperaturas elevadas, além de ser compatível com a maioria dos fluidos industriais.

Por ser produzida com o uso de fios de carbono, pode suportar temperaturas de até 650°C. Além disso, também suporta pressão de até 300 bar em trabalhos com válvulas, mantendo excelente desempenho e mínimo desgaste da peça.

Apesar de as gaxetas serem peças de constituição simples, elas são fabricadas com materiais que garantem alta resistência ao calor e à pressão. Dessa forma, podem ser usados para serviços em petroquímicas, refinarias, termelétricas, entre outras indústrias que trabalham com alta temperatura e pressão.

Diferente do papelão hidráulico, silicone, vibra de vidro e outros materiais, a gaxeta de carbono possui grande resistência a solventes e produtos químicos. Por se tratar de um produto autolubrificante, também conta com ótima estabilidade e flexibilidade.

Como utilizar a gaxeta de carbono? 

A escolha da gaxeta vai depender da finalidade de uso, considerando principalmente a temperatura e a pressão do sistema a qual a peça vai ser aplicada. Outro cuidado deve ser em relação ao tipo de fluido que a gaxeta vai entrar em contato.

O uso das gaxetas de carbono é indicado para praticamente todas as necessidades de vedação industrial em variadas aplicações, como:

  • Vedação de bombas;
  • Vedação de digestores;
  • Vedação de eixos;
  • Vedação sob temperatura de até 650°C;
  • Vedação de válvulas sob alta pressão;
  • Vedação de ácidos fortes;
  • Vedação de álcalis fortes.

Os equipamentos onde as gaxetas são usadas dividem-se em dinâmicos e estáticos. No primeiro caso, esses dispositivos podem ser subdivididos em rotativos e alternativos, onde estão incluídas as bombas centrífugas, bombas de engrenagem, bombas de vácuos, entre outras.

Já os equipamentos estáticos são as válvulas industriais que não trabalham girando constantemente, ou seja, que possuem um giro curto e sazonal. Alguns exemplos são as válvulas de controle e as de pistão.

Onde comprar gaxeta de carbono? Conheça a Support

Como vimos até agora, a escolha pela gaxeta de carbono é fundamental para garantir que o funcionamento dos equipamentos ocorra com toda a segurança e eficiência.

Quando isso acontece, também é possível evitar paradas inesperadas que resultam em prejuízos para o negócio. Isso faz com que seja fundamental a compra de peças que ofereçam o melhor desempenho e durabilidade.

Nesse sentido, a aquisição da gaxeta deve ser feita em uma empresa especializada, que ofereça produtos de alta qualidade e variedade de opções. Com mais de 30 anos de atuação e experiência no mercado de engenharia industrial, a Support é especializada na venda de gaxetas de carbono de alta performance.

A Support, conta com centenas de produtos em seu catálogo, incluindo uma ampla variedade de gaxeta de carbono para uso em vedação. Isso permite atender às mais diferentes necessidades e exigências dos nossos clientes, com soluções para os mais diversificados segmentos da área industrial.

Esta leitura foi útil? Continue conosco e conheça o catálogo de gaxetas no site da Support.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *