Um dos passos mais difíceis no processo de vendas é escolher o preço certo para sua mercadoria. Isso é ainda mais importante quando falamos na precificação de produtos industriais, os quais costumam ser vendidos em larga escala. É fundamental ter uma estratégia que te ajude a alcançar um bom retorno e um valor competitivo.
Se você souber como fazer essa precificação, o retorno financeiro da sua produção será bem mais expressivo. Além disso, ela também contribui com uma presença mais forte no mercado. Algo fundamental para o crescimento do seu negócio.
Acompanhe e entenda mais sobre a precificação de produtos industriais.
O que é precificação de produtos?
A precificação é o processo em que você define o preço de venda de um produto ou serviço. Ou seja, é o quanto você cobra do seu cliente pelo que oferece.
À primeira vista, pode parecer um processo arbitrário. Porém, na prática, ele depende de muitos outros fatores, desde os custos com produção e manutenção até a psicologia do público. Para encontrar o valor ideal, é necessário obter vários dados sobre seu produto e analisá-los a fundo.
Também existem várias formas de fazer a precificação de produtos industriais, cada uma com suas vantagens e desvantagens. O importante é encontrar a estratégia que melhor se encaixa no tipo de produto que você oferece.
Qual a importância da precificação de produtos industriais?
A escolha do valor de venda certo faz toda a diferença na performance de qualquer negócio. Um produto com preço alto pode ter uma margem de lucro mais ampla, mas também tende a vender menos ao longo do tempo. Da mesma forma, se o valor for muito baixo, seu retorno também será baixo, não importa quantas vendas consiga fechar.
Outros fatores também são influenciados pela precificação, como a gestão de estoque, manutenção de contratos, armazenamento, segurança, entre outros fatores. Sem mencionar que os valores já praticados no mercado também estabelecem um padrão aos olhos do público. Afinal, toda venda é limitada pelo que o cliente está disposto a pagar.
Em muitos casos, existe uma faixa ideal pela qual você pode vender um produto industrializado de forma a otimizar seu retorno, mas sem prejudicar suas vendas. Na hora de escolher um valor, você deve levar todos esses pontos em consideração.
5 estratégias para fazer uma precificação de produtos industriais
Para encontrar o valor ideal para seus produtos, é fundamental ter uma boa estratégia. Algo que te permite obter um bom retorno para seu investimento, mas que ainda seja atrativo para o público e competitivo com outras marcas.
Veja aqui algumas dessas estratégias e quais são suas principais vantagens:
1. Precificação por valor
Esse é um dos métodos mais simples, aplicado em vários campos dentro da engenharia industrial. Primeiro, você leva em conta todos os custos fixos da produção, adicionando a média dos custos variáveis esperados.
Por fim, adicione a sua margem de lucro desejada. Esse é o método mais prático para obter a precificação de produtos industriais e pode ser usado como base para estratégias mais complexas.
2. Skimming
Se a sua indústria é ligada principalmente à tecnologia e inovação, então a estratégia de skimming pode ser uma boa ideia. Nela, você lança produtos novos com um preço mais alto, o qual diminui gradualmente com o tempo. Assim, mercadorias mais antigas são retiradas de estoque, abrindo espaço para outras mais novas.
3. Benchmarking
Como já mencionamos, a precificação é sempre limitada pela expectativa do público. Para isso existe a técnica de benchmarking. Ela consiste em fazer um estudo de mercado para avaliar os preços já praticados e a forma como o público reage a esses valores.
Assim, você terá uma ideia dos valores dos seus concorrentes, além de entender qual é o padrão esperado pelos seus clientes.
4. Ancoragem
Essa é uma técnica bastante associada a vendas, se aplicando bem à precificação de produtos industriais. Ela consiste em oferecer um valor inicial como base ao seu cliente, estabelecendo suas expectativas, para depois apresentar uma oferta melhor.
O contraste entre os dois valores torna o segundo mais atrativo, o que aumenta suas chances de fechar negócio.
5. Preço de penetração
Se você tem menos presença de mercado, então pode ser interessante utilizar uma estratégia de precificação mais agressiva. Aqui, você oferece um preço abaixo do praticado pelos concorrentes e marcas já estabelecidas, mas sem diminuir sua qualidade. Isso vai atrair a atenção dos clientes e te ajudar a conquistar seu espaço no mercado.
Após obter uma boa reputação, você pode normalizar o preço e melhorar sua margem de lucro.
Com as estratégias certas, você pode fazer a precificação de produtos industriais com bem mais eficácia. Assim, pode extrair o melhor desempenho de cada venda e facilitar o crescimento do seu negócio.
Quer mais dicas para melhorar seu desempenho? Então veja aqui como fazer uma gestão de estoque para revenda com eficiência.