Manter uma indústria funcionando não é uma tarefa fácil. Envolve um conhecimento aprofundado de todas as operações, máquinas e das normas envolvidas. Para lidar com todas essas exigências, o ideal é contar com um profissional de engenharia industrial dedicado.
Com a ajuda desse especialista, uma indústria pode alcançar resultados de forma mais consistente, além de manter a segurança da equipe, algo que impacta diretamente em seu desempenho, produtividade e rentabilidade.
Acompanhe e entenda melhor como funciona a engenharia industrial e quais são as atribuições dos profissionais nessa área.
O que é engenharia industrial?
A engenharia industrial é uma área de conhecimento voltada para o planejamento, instalação e manutenção de atividades industriais. O profissional dessa área é responsável por projetar os processos em fábricas, por exemplo, levando em conta como o material será processado para gerar o produto final.
Para atuar nessa área, é necessário ter um curso específico de engenharia industrial. Esse que pode ser de graduação, durando em torno de 5 anos, ou de pós-graduação, que dura em torno de 2 anos. O curso lida mais especificamente com a logística da área industrial, preparando o profissional para lidar com os diferentes materiais envolvidos e maximizar sua eficiência.
O que faz um engenheiro industrial?
O engenheiro industrial possui uma série de funções relacionadas ao melhor desempenho da indústria. Veja aqui alguns dos principais exemplos e como elas impactam na produção:
Administração do fluxo de produção
A primeira tarefa do engenheiro industrial é avaliar e administrar o fluxo de trabalho dentro da indústria. Ou seja, ele deve estabelecer qual será o caminho realizado, desde a matéria-prima utilizada na confecção do produto até o seu armazenamento e preparação para distribuição.
O objetivo é fazer com que esse fluxo de produção seja constante, com o mínimo de atrasos e riscos envolvidos. E quando houver qualquer imprevisto, deve haver um plano já pré-definido para lidar com a situação e evitar que esses contratempos atrasem o planejamento de produção já estabelecido.
Otimização do desempenho
Definir um fluxo de produção é apenas o primeiro passo. Afinal, o desempenho esperado para uma indústria depende principalmente dos recursos disponíveis e dos avanços tecnológicos em sua área. Quase sempre há alguns pontos que podem ser aprimorados para obter melhor desempenho.
Boa parte da otimização dos processos em uma indústria envolve alcançar os mesmos resultados utilizando menos recursos, seja em questão de tempo, energia ou matéria-prima. Quanto maior for sua eficiência, maior será o retorno esperado para a empresa.
Planejamento da manutenção
Dificilmente uma indústria funciona indefinidamente sem contratempos. Todo equipamento precisa passar por avaliação e manutenção regularmente para manter sua funcionalidade. Sendo assim, também é trabalho do profissional de engenharia industrial montar esse planejamento de manutenção.
A frequência e a natureza dessa manutenção podem variar bastante conforme o setor, o tipo de equipamento e as normas às quais a empresa está sujeita. Algumas máquinas exigem monitoramento constante, enquanto outras demandam apenas uma avaliação anual ou semestral.
Avaliação de segurança
Outro ponto relacionado é a avaliação de segurança da indústria. Praticamente toda linha de produção tem seus próprios riscos para a equipe. Sendo assim, a empresa deve seguir uma série de normas de proteção e prevenção para evitar qualquer dano à saúde dos seus colaboradores.
A manutenção preventiva é um dos exemplos mais comuns. O profissional aqui define a frequência dessas inspeções e como elas são realizadas, para ter certeza que os trabalhadores estão seguros enquanto realizam suas funções.
Elaboração propostas de licitação
Muitas empresas trabalham principalmente mediante licitações, procedimentos em que um negócio presta serviço a um órgão público. Nesses casos, as empresas enviam suas propostas e o governo escolhe seus fornecedores para atender a uma demanda específica, ou seja, é trabalho do engenheiro industrial montar essa proposta.
Esse documento precisa conter vários dados importantes sobre a empresa, além de um planejamento para atender às demandas estabelecidas. Também é ideal que a proposta destaque os diferenciais da empresa, mostrando por que ela deveria ser escolhida para essa licitação.
Onde atua um engenheiro industrial?
Como você deve imaginar, a engenharia industrial é uma área com bastante demanda em fábricas e manufaturas. É nesses ambientes que o profissional consegue aplicar melhor seu conhecimento.
Por ser um campo com alto nível de especialização, ele também tem boa pretensão salarial. Dependendo do estado onde você atuar, a média de remuneração fica acima de R$ 6 mil, podendo aumentar com o tempo de atuação, experiência e aprofundamento dos seus conhecimentos.
Agora você conhece melhor a área de engenharia industrial e onde esse profissional atua. Essa é uma figura indispensável em qualquer negócio que lida com a fabricação de produtos em larga escala, tanto para manter a segurança quanto para aproveitar ao máximo seus recursos.
Quer mais dicas para conseguir o melhor desempenho da sua indústria? Leia também nosso artigo sobre proteção dos colaboradores e da operação.