manutenção industrial

Proibição do Uso de Amianto — Razões e Como Substituí-lo nos Processos Industriais

Proibição do uso de amianto na indústria

O uso de amianto já fez muito sucesso na indústria por ser abundante e mais barato. No entanto, descobriu-se que a exposição a esse material afeta não apenas o meio ambiente como a segurança dos profissionais envolvidos no processo produtivo.

Continue a leitura do artigo e saiba:

  • por que o amianto foi proibido no Brasil;
  • quais são os riscos associados à exposição a amianto na indústria;
  • quais são os substituto possíveis do amianto na indústria;
  • como as empresas podem se adaptar à proibição do uso de amianto.

Por que o uso de amianto foi proibido no Brasil?

O uso de amianto foi proibido no Brasil devido a uma série de riscos que ele causa à saúde dos trabalhadores. Assim, o Supremo Tribunal Federal proibiu, em janeiro de 2017, o uso desse material a nível nacional.

Foi um processo que gerou diversas discussões. Inclusive, a CNTI, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria, tentou argumentar contra, mas a corte não acatou as manifestações e manteve a proibição.

Afinal, já se sabia na época sobre a inviabilidade de usar o material de maneira segura e sustentável.

Quais são os riscos associados à utilização de amianto na indústria?

Existe um conjunto de riscos à saúde humana que envolvem o uso de amianto no setor industrial, como o câncer. Assim, é importante conhecer melhor essas condições para entender os motivos da proibição desse material.

Câncer de pulmão

Esse tipo de doença pode ter relação direta a outras condições, como a asbestose. Nesse sentido, pesquisas mostram que 50% das pessoas que têm essa última acabam desenvolvendo o câncer de pulmão.

Asbestose

Acontece devido à deposição de fibras de amianto na região dos alvéolos pulmonares. Assim, o organismo apresenta dificuldade em realizar trocas gasosas, além de afetar a capacidade respiratória e a elasticidade do pulmão.

Mesotelioma

O mesotelioma é um tipo de tumor maligno bem raro que afeta diversas regiões: peritônio, pericárdio, pleura e a túnica vaginal. Além disso, ele tem a capacidade de metástases por meio do sistema linfático em cerca de 25% dos casos.

Outras doenças

Vale deixar claro que existem outras condições relacionadas ao uso de amianto na indústria, como:

  • câncer do trato digestivo, de ovário e de laringe;
  • espessamento do diafragma e da pleura;
  • placas pleurais;
  • derrames na pleura;
  • diversos distúrbios respiratórios considerados severos.

Quais são as opções disponíveis no mercado para substituir o amianto na indústria?

Hoje em dia, já existem diversas opções para substituir o amianto no setor industrial, como a micanite. Confira, a seguir, as principais alternativas.

Fibra aramida

Com uma resistência mecânica muito superior ao amianto, essa fibra é muito popular na produção de papelão hidráulico para juntas. Além disso, é usada para produzir tecidos de proteção de solda.

Fibra cerâmica

Suporta temperaturas maiores que 1.200 °C, além de ter uma resistência química muito alta. Portanto, a fibra cerâmica é uma das soluções mais usadas hoje nas indústrias.

Grafite

Muito resistente a altas temperaturas, o grafite rígido é bem popular nas siderúrgicas, servindo também como eletrodo.

Fora isso, é um material bastante flexível. Assim, o grafite é ótimo na produção de anéis de vedação e buchas, além de não causar alergias ou irritações.

Fibra de vidro

Sua resistência química e mecânica, versatilidade e preço acessível a torna uma ótima opção para substituir o uso do amianto. No entanto, seu uso só é indicado em cenários onde ela não é exposta ao calor, pois pode perder suas propriedades com o tempo.

Vale destacar que os profissionais que manuseiam a fibra de vidro precisam usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Micanite

A micanite é uma substância nobre com muita rigidez e alta resistência ao calor, suportando temperaturas bem mais altas que o amianto. Assim, ela é um material muito usado para fabricar isolantes termo-elétricos, como buchas, tubos e placas.

Fibra de sílica

De origem vulcânica, a fibra de sílica é segura e tem alta resistência ao calor. Ela é usada como proteção contra respingos de solda e calor.

Como as empresas podem se adaptar à proibição do amianto e garantir a segurança dos trabalhadores?

A melhor maneira de se adaptar é entendendo a função do amianto nas operações industriais da empresa. Em seguida, buscar materiais que possam substituí-lo de maneira eficaz.

Agora que você já conhece várias alternativas,  a proibição do uso do amianto não é mais uma adversidade. Afinal, o que importa é garantir a saúde dos trabalhadores na indústria.

Por fim, continue explorando os conteúdos do blog Support e conheça mais sobre os tipos de isolante térmico mais utilizados na indústria!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *