manutenção industrial

Fibra de Vidro — O Que É e Para Que Serve nos Processos Industriais?

Fibra de vidro: tecido com fibra de vidro

Para quem atua no segmento industrial, ter bom conhecimento técnico sobre todos os elementos aplicados nos processos da fábrica é fundamental para otimizar os resultados da companhia. Isso vale para equipamentos, métodos de organização e até mesmo para os materiais que são usados na operação, como é o caso da fibra de vidro.

O valor desse material está muito ligado às suas propriedades químicas e físicas, que se adaptam às mais diversas finalidades, o que inclui suas capacidades de isolamento térmico, por exemplo.

Para saber mais sobre a fibra de vidro, um elemento muito usado nos processos de diversos setores da indústria, continue lendo este artigo e entenda:

  • o que é a fibra de vidro;
  • quais são as principais características da fibra de vidro;
  • quais são as aplicações da fibra de vidro na indústria.

O que é a fibra de vidro?

A fibra de vidro é uma fibra formada por vários filamentos flexíveis de vidro. Essa composição confere a ela maior maleabilidade em comparação com o vidro em seu estado físico tradicional.

Sua flexibilidade também está ligada aos seus diferentes tipos de fibras, que variam de acordo com o corte e a composição das finas linhas de vidro, resultando assim em modelos distintos, sendo os mais populares:

  • tipo E (electrical) para isolamento elétrico;
  • tipo C (chemical) de boa resistência química;
  • tipo S (strenght) de boa resistência mecânica;
  • tipo M (modulus) com maior elasticidade.

O tipo de resina usada para unir esses pequenos filamentos de vidro também afeta diretamente a função dessa fibra, sendo o mais comum o poliéster, bem como outros polímeros derivados do petróleo. É essa complexidade na formação da fibra de vidro que possibilita suas diferentes aplicações no setor da indústria.

Quais são as principais características da fibra de vidro?

São muitas as utilidades da fibra de vidro em segmentos de mercado. Essa versatilidade está atrelado às características principais desse material, que incluem:

  • flexibilidade;
  • estabilidade;
  • resistência à corrosão;
  • não propaga chamas.

Os filamentos de vidro permitem que a fibra seja organizada em diferentes formatos, possibilitando sua aplicação tanto em grandes áreas como em espaços pequenos — o que inclui até mesmo equipamentos e acessórios de trabalho.

Apesar de sua flexibilidade, a fibra de vidro não é um material frágil. Pelo contrário, ele é um item de grande estabilidade, resistente a condições adversas, o que garante a segurança de espaços, principalmente quando se considera risco de incêndio.

Quais são as aplicações da fibra de vidro na indústria?

O valor da fibra de vidro está ligado às suas diferentes aplicações na indústria, tais como:

Reforço de materiais

Um dos principais usos desse tipo de fibra é no reforço de outros materiais, principalmente polímeros mais frágeis. É possível notar sua presença, por exemplo, em itens como capacetes e outros equipamentos de segurança.

Não à toa, alguns materiais recebem a inscrição autoexplicativa: PRVF (Polímero Reforçado com Fibra de Vidro).

Indústria

Além da sua aplicação em equipamentos e acessórios para o meio industrial, como destacado acima, o uso da fibra de vidro  também pode ser visto nos instrumentos de operação no chão de fábrica.

Por exemplo, ele pode ser aplicado em peças de maquinários e até mesmo em sistemas de segurança da indústria em geral. E em segmentos específicos, como o automobilístico e o aeroespacial, nos quais sua leveza e capacidade de isolamento térmico são bem explorados.

Construção civil

Entre as áreas de uso da fibra de vidro, uma de grande destaque é a da construção civil, devido às suas diferentes aplicações no setor.

Esse tipo de fibra pode ser encontrado em vergalhões, painéis e telhas, bem como em outras aplicações específicas, justamente pela sua capacidade de dar reforço a outros materiais, assim como isolamento térmico, prevenindo incidentes, como incêndios.

Isolamento térmico

Uma característica importante desse material é sua capacidade de isolamento, tanto térmico quanto elétrico, graças às propriedades isolantes associadas ao vidro e ao plástico, itens essenciais na composição da fibra de vidro.

Devido a essas propriedades, seu uso é indicado em equipamentos elétricos, assim como em áreas diversas de uma construção ou ambiente de trabalho, em especial aqueles com altas temperaturas, considerando a resistência dessa fibra.

Com tantas aplicações e vantagens, recorrer à fibra de vidro pode ser a solução para o seu negócio, garantindo não apenas segurança, como também eficiência.

Caso você esteja recorrendo à fibra de vidro pela sua resistência a altas temperaturas, conheça um pouco mais sobre diferentes isolantes térmicos e tome uma decisão informada para sua indústria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *