Sem categoria

ISO 14000 — O Que Impacta Nas Indústrias?

ISO 14000 — O Que Impacta Nas Indústrias?

A ISO 14000 é uma certificação que guia uma gestão ambiental eficiente, sendo fundamental para qualquer organização que deseja criar estratégias para a redução dos impactos ao meio ambiente.

Além de causar mudanças no gerenciamento dos seus processos, produtos e serviços com foco na questão ambiental, esse conjunto de normas também traz uma série de benefícios para as indústrias.

Neste artigo, vamos explicar o que é ISO 14000 e sua importância para o meio ambiente para o seu negócio. Confira!

O que é ISO 14000? 

A ISO 14000 é uma das certificações da International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização). Lançada em 1995, trata-se de um conjunto de normas ambientais que tem como objetivo promover a segurança dos recursos naturais.

Por meio da ISO 14000, as empresas podem ser guiadas de modo a melhorar os seus processos e operar com sustentabilidade. Dessa forma, torna-se possível garantir o equilíbrio e a proteção ao meio ambiente.

Para receber a certificação, as organizações devem aderir a todas as regulamentações ambientais propostas pela ISO 14000. Como resultado, há uma redução dos impactos que seus processos podem causar no meio ambiente e na sociedade onde atuam.

Como a ISO 14000 impacta nas indústrias? 

Além de causar impactos importantes para o meio ambiente, a aplicação das normas da ISO 14000 também promove mudanças significativas no planejamento industrial. Veja a seguir:

Transforma a capacidade de gerenciamento

Ao entrar em conformidade com o conjunto de normas estabelecidas pela ISO 14000, as indústrias que buscam a certificação demonstram sua capacidade de gerenciar seus impactos ambientais.

Isso também cria abertura para que a organização possa também atender outros tipos de requisitos com os quais se depare em sua trajetória.

Facilita a identificação de oportunidades

A busca pela certificação promove na empresa o hábito de realizar auditorias periódicas, entre elas a manutenção preventiva.

O resultado é a possibilidade de ter uma visão mais ampla sobre vários aspectos da organização, aumentando as possibilidades de encontrar potenciais formas de melhorias.

Aumenta a visão estratégica

A ISO 14000 fomenta a busca por uma gestão estratégica mais abrangente, fazendo com que a empresa possa avaliar e desenvolver novos procedimentos contribuindo de diferentes maneiras em seus processos.

4 benefícios da ISO 14000 para as indústrias

Neste tópico, vamos conhecer 4 dos principais benefícios para as empresas que recebem a certificação ISO 14000. Confira: 

1.     Redução de custos

Ao implementar as normas estabelecidas pela ISO 14000, a empresa passa a fazer uso apenas dos recursos que são necessários para manter os seus processos, sem que isso afete a produtividade. Um dos resultados é uma redução significativa dos custos com matéria prima e com o descarte de resíduos.

Além de contribuir para a sustentabilidade do planeta, isso também acaba por beneficiar o próprio negócio. Afinal, desenvolve processos mais bem estruturados, onde é possível medir com clareza e precisão os custos para identificar possíveis gastos desnecessários.

2.     Credibilidade

Com consumidores cada vez mais exigentes acerca dos impactos ambientais causados pelas indústrias em seus processos produtivos, estar em dia com as normas ISO 14000 contribui para fortalecer a relação com o cliente.

O comprometimento da empresa com a proteção dos recursos naturais mostra a preocupação com o planeta. Essa disposição em colaborar com a preservação ambiental traz mais credibilidade e confiança do consumidor, levando à sua fidelização.

Além de ser um diferencial relevante frente ao mercado competitivo, receber a certificação também abre importantes oportunidades para o negócio, aumentando as possibilidades de alcançar novos investidores.

3.     Conformidades legais

Dependendo do segmento da indústria, estar em conformidade com as leis ambientais é indispensável para não sofrer multas e outras penalidades. Nesse sentido, estar de acordo com as normas da ISO 14000 torna-se ainda mais urgente.

Afinal, além da necessidade de permanecer em dia com os requisitos voltados para a questão ambiental, também demonstra que o negócio está comprometido com a ética e a legalidade.

4.     Exportação

A certificação ISO 14001 faz parte das normas que englobam a ISO 14000, contribuindo para que as empresas estejam de acordo com os processos obrigatórios para exportação e concorrência internacional.

A conformidade com os padrões internacionais em relação à gestão ambiental costuma ser um fator determinante para o mercado estrangeiro, em especial os mais exigentes.

Dessa forma, obter a certificação faz com que a indústria esteja apta para enviar modelos de propostas para entrar em novos mercados, alcançando novos parceiros e clientes e ampliando a competitividade a nível global.

A ISO 14000 é indispensável para as indústrias que desejam estar em dia com a gestão ambiental e ampliar a sua competitividade no mercado. Assim, a compatibilidade com suas normas regulamentadoras é um passo fundamental para elevar os padrões da empresa e alcançar novos patamares no mercado.

Continue por dentro dos conceitos sustentáveis e conheça as boas práticas para alinhar o modelo de produção à agenda ESG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *